Reabilitação dos Arquivos Históricos Nacionais
Entrar   Pesquisar
 Reabilitação dos Arquivos Historicos Nacionais / INEP, Programa Apoio as Iniciativas Culturias PAIC PALOP e TL / União Europeia

 Projecto PAIG – PALOP +TL, União Europeia, 9º FED

Apoio as iniciativas culturais nos países PALOP e Timor Leste

Projecto: Reabilitação dos Arquivos Históricos Nacionais da Guiné-Bissau (AHN) / INEP

Subvenção:            85.500€

Periodo de execução: 2011 /2012

 

Enquadramento do projecto

O projecto “Reabilitação dos Arquivos Históricos Nacionais da Guiné-Bissau (AHN) / INEP” está enquadrado na serie de diversas actividades apresentadas em cima de reabilitação de infra-estruturas (nos prédios dos Arquivos e da Biblioteca) e projectos de formação, recuperação e organização de documentos e livros implementados pelo INEP para ultrapassar os danos provocados pela guerra, assegurar um normal funcionamento dos Arquivos e da Biblioteca e equipar o nosso pessoal com os meios e conhecimentos necessários para reforçar a capacidade institucional e cumprir com as obrigações de salvaguardar e administrar uma parte importante do património histórico e cultural do povo guineense.

A importância dos Arquivos Históricos Nacionais e da Biblioteca Publica para os jovens guineenses e as futuras gerações deste país não pode ser realçada suficientemente. Os Arquivos são um elemento fundamental para qualquer debate sério sobre a história da Guiné-Bissau, enquanto a Biblioteca é um ponto focal para a educação de jovens guineenses onde podem ampliar os conhecimentos sobre sua história e cultura. O estado actual de muitos documentos do Arquivo Histórico Nacional está-se deteriorando num grau de ameaça que não permite mais nenhuma demora. Somente uma intervenção rápida da comunidade internacional com ajudas financeiras e apoios técnicos e formações pode salvaguardar o património histórico-cultural da Guiné-Bissau. Caso contrário, este património único será definitivamente perdido em grandes partes.

 

Os principais objectivos do projecto:

Reabilitação dos Arquivos Históricos Nacionais;       

Reforço da capacidade institucional das entidades culturais;

Capacitação do pessoal;  

Actividades culturais para dinamizar o património histórico-cultural.

 

Resultados e sustentabilidade do projecto

A) Garantir uma boa conservação e preservação dos documentos históricos. Melhorar o estado dos documentos, nomeadamente de parte em perigo directo (por digitalização e melhoria das estruturas físicas / reabilitação dos Arquivos e condições técnicas (arrumação, corrente eléctrica permanente, clima estável nos depósitos dos AHN).

B) Melhorar o acesso livre, rápido e gratuito ao património cultural e histórico: acesso geral a todos os documentos e livros dos Arquivos e da Biblioteca para a população, nomeadamente a juventude estudantil e os investigadores: documentos digitalizados e / ou arrumados e classificados nos Arquivos; catálogos electrónicos recuperados e novos; acesso aos documentos históricos aumentado através mais lugares /computadores para os utentes.

C) Cumprir com a missão dos Arquivos (decreto-lei 31/1984) de garantir a acessibilidade dos documentos a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros.

 

Objectivos detalhados:

Reabilitação dos Arquivos Históricos Nacionais: Instalações e construções

·         Instalação da energia renovável com vários componentes técnicos; construções de suportes (Aluminium Mekral), instalação do sistema eléctrico;

·         Reforço e renovação do parque dos paneis solares (de 16 para 30 paneis de 175 Watt) para fornecer os Arquivos como a Biblioteca com electricidade da energia renovável, gradualmente no período de serviço (segunda – sexta: 9:00-15:00horas) e no tempo fora de serviço ao publico.

·         Reabilitação e alargamento da estação dos acumuladores fixos translúcidos:  A instalação dos novas componentes do sistema solar e a dos dispositivos técnicos terá lugar imediatamente após a sua entrega. A potencialidade energética prevista é de 5000 Watt, suficiente para cobrir as necessidades eléctricas dos Arquivos (serviço da ventilação 24/24 horas, limpeza com maquinas contra poeira) e da Biblioteca (serviço à tarde, 15-18 horas) e gradualmente o serviço normal dos Arquivos e da Biblioteca (Segunda á sexta, 8.00-15.00 horas).

·         Construções diversas para melhorar as condições de trabalho e conservação dos fundos dos AHN / obras diversas: Reconstrução da entrada / varanda dos AHN, grelhas e porta metálica na entrada (anti-incêndio e segurança geral); estantes novos no corredor; Pintura especial contra poeira na sala de trabalho e entrada (tinta de olho);

·         Reabilitação do sistema de ventilação permanente (instalação e reabilitação de ventoinhas)

·         Construção do espaço e instalações técnicas permanentes para apresentação de exposições dos fundos dos AHN: Exposição “Raízes” do povo guineense”: 50 fotografias que exibirem homens e mulheres na sua faina diária ou nas circunstâncias em que se reuniam na metade de século passado. Entendemos que estas imagens podiam ajudar a melhor conhecer, mais de cinquenta anos depois as raízes de muitas das etnias do país, muitos de seus usos e tradições.

 

Reforço da capacidade institucional dos Arquivos Históricos Nacionais para administrar e salvaguardar o património histórico-cultural do povo guineense.

·         Instalação de equipamentos informáticos para gestão dos documentos e livros, nomeadamente digitalização dos documentos em perigo nos Arquivos, gestão de bancos de dados dos fundos históricos, catalogo online, sala de leitura: PC’s, notebooks, impressora, Scanner A3, disco duro externo de 2 TB, tintas.

·         Instalação de equipamentos técnicos gerais para gestão de documentos e livros: Fotocopiadora, maquinas de limpeza contra poeira.

·         Fornecimento de mobília de trabalho nos Arquivos (mesas e cadeiras para sala de leitura e sala de trabalho, armários para os materiais)

·         Fornecimento de ferramentas e matérias para o trabalho dos AHN: Caixas acid-free, mascaras, luvas, pincéis, batas de trabalho

 

 

Capacitar o pessoal desta entidade cultural muito importante ao nível nacional para fazer face aos seus diversos e complexos trabalhos e deveres, nomeadamente em termos da falta de pessoal e muito mais de quadros suficientemente qualificados.

Sem pronunciamos em muitos detalhes entende-se que hoje em dia um trabalho arquivístico e documental não pode ser de alto nível de qualidade e tem o sucesso esperado, se os recursos humanos não fossem constantemente formados nas técnicas e métodos modernas de tratamento de documentos, nomeadamente a digitalização de documentos históricos, a elaboração e gestão de arquivos e catálogos electrónicos, também gestão “online”, enquadramento no contexto administrativo histórico lusófono.

No Serviço dos Arquivos e da Biblioteca trabalham neste momento 4 funcionários, entre os quais 1 é do Serviço dos Arquivos Históricos e 3 são da Biblioteca Publica. Só os responsáveis de ambos os Arquivos e a Biblioteca têm alguma formação profissional em ciências documentais e historia.

Os restantes são formados internamente através de estágios e seminários ou aprendem com a prática. O reduzido número de pessoal nos Arquivos onde trabalham somente 1 técnico e 7 jovens contratados (pelo projecto British Library) em vez de um numero de 7 quadros qualificados é insuficiente para fazer face a um trabalho tão complexo. Por isso precisamos qualificar jovens universitários para sua integração nos AHN como pessoal contratado (pagos pelo projecto British Library, cooperação com a Fundação Mário Soares, Lisboa).

E nossa intenção oferecer uma formação de alto nível para os nossos e colegas de alguns outras instituições estatais. A formação terá lugar nas primeiras semanas do projecto no INEP, realizada por dois formadores: um historiador arquivista e um informático.

 

Dinamizar e valorizar o património histórico e cultural

·         Dinamizar o património cultural através de actividades culturais diferentes à volta dos Arquivos e a Biblioteca, como exposições, discussões e visitas.

·         Conferencia Internacional sobre o Património Cultural Comum dos PALOP com representantes dos seus Arquivos e outras entidades culturais a decorrer no INEP/Bissau para uma melhor visibilidade do património cultural comum dos PALOP e a criação duma rede de cooperação institucional e apoio mútuo para preservar e salvaguardar o património histórico e cultural comum entre os PALOP. A conferência será acompanhada por reportagem e debate da TGB com participação dos conferencistas internacionais.

·         Filme documental sobre os Arquivos Históricos Nacionais, 30 minutos, produzido pela Televisão Nacional da Guiné-Bissau: há muita matéria para produzir um documentário sobre os documentos e livros no INEP, sobre os processos de trabalho da organização e conservação de documentos e livros do património histórico-cultural, sobre o historial das duas instituições e as perdas da guerra, sobre as dificuldades e desafios de salvaguardar este património. Pensamos combinar a reportagem com um debate na Televisão sobre o estado do património histórico-cultural e com visitas de estudantes e alunos as instalações.

 

Grupos alvo / beneficiários:

·         Todos utentes dos Arquivos Históricos Nacionais e da Biblioteca Publica que são duas instituições culturais abertas ao publico geral. O primeiro grupo alvo é a camada jovem e particularmente os estudantes dado a seu interesse profissional e a esperada compreensão deles relativamente a importância do património cultural e histórico.

·         Jornalistas, funcionários e altos quadros de serviços estatais etc. frequentam a Biblioteca e os Arquivos à procura de informações e estudos especificas sobre a Guiné-Bissau.

·         Professores das escolas e seus alunos que vêm visitar as instalações e vão ter efeitos de multiplicadores ao nível do ensino secundário nacional.

·         Investigadores nacionais e estrangeiros que cada vez mais, com a crescente disponibilidade de fundos nos Arquivos, podem analisar a história e cultura da Guiné-Bissau duma perspectiva local e guineense.

 

 

Parceiro:

O nosso principal parceiro neste projecto é a Fundação Mário Soares de Portugal com quem o INEP tem um protocolo da cooperação desde 2007. Foram implementados diversos projectos em conjunto com grande sucesso (digitalização de fundos, equipamentos técnicos, formações internas, exposição “Raízes”). Neste projecto a Fundação Mário Soares irá nos apoiar com a sua “expertise” arquivista e técnica na área de formação e utilização dos equipamentos como na preparação da conferência internacional e duma segunda exposição.

________________________________________________________________________

Reabilitação dos Arquivos / Resultados no encerramento do projecto / 30.06.2012

Reabilitação dos Arquivos concluida

A) Parque dos paneis solares renovado e reforçado, em pleno funcionamento com capacidade de cerca 5000 W.

B) Instalações técnicas e eléctricas do sistema solar concluídas e funcionais

C) Construções diversas (obra), pinturas, rede eléctrica, reconstrução varanda e entrada, novos estantes no Arquivo concluídas e em pleno funcionamento

D) Espaço de exposições nos AHN pronto para utilização, colocando na primeira fase a exposição “Raizes”

Capacidade institucional melhorada ao nível informático e técnico:

A) Novos equipamentos informáticos e técnicos gerais instalados e operacionais para a sala de trabalho e a sala de leitura, para os 4 depósitos.

B) Novas ferramentas e materiais de trabalho diário dos AHN instalados e operacionais.

C) Mobiliário de trabalho instalado e operacional

Nível dos quadros técnicos melhorado através de formação dos recursos humanos

A) Pessoal fixo  e contratados dos Arquivos e da Biblioteca formados na área de digitalização e gestão de arquivos /catálogos electrónicos: três formações em 8 semanas no quadro da cooperação com a União Europeia, formadores da Fundação Mário Soares, da Universidade de Porto, da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau, do Data Centro / Governo RGB

O património cultural e histórico dinamizado e revalorizado na consciência nacional Guineense através das actividades culturais feitas à volta das entidades culturais

A) Exposições etnográficas da fotografia colonial (fundos do Arquivo Histórico Nacional) instaladas no INEP, nomeadamente a exposição “Raizes” nos Arquivos e a exposição “O património não é so pedra” no anfiteatro do INEP, abertura: Dezembro 2011

B) Reportagens (24.2.2012 e 26.2.2012, TGB) e debate (24.2.2012, 22:00 – 23:30 horas (90 minutos), live, TGB) na Televisão Nacional e outras médias, (rádios), sobre o nosso património cultural e cenas da sua recuperação e tratamento; discussões científicas com investigadores e arquivistas

C) Conferencia Internacional sobre o Património Cultural Comum dos PALOP com representantes dos seus Arquivos e / ou outras entidades culturais no INEP / Bissau, 23.2. – 26.2.2012, para uma melhor visibilidade do património cultural comum dos PALOP e a criação duma rede de cooperação institucional e apoio mútuo para preservar e salvaguardar o património histórico e cultural comum entre os PALOP: estabelecer contactos institucionais com os Arquivos Históricos dos países PALOP e outras entidades de património cultural; discutir assuntos do património histórico-cultural, as ameaças e desafios da sua conservação e dinamização ao nível dos PALOP com peritos da área dos países como Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Portugal.

________________________________________________________________________

Coordenação do Projecto: Doutor Mamadu Jao, Director Geral do INEP, Doutora Birgit Embaló, Coordenadora Arquivos e Biblioteca / INEP

Arquivo de Imagem: Fotos sobre o processo da recuperação / renovação dos Arquivos Históricos Nacionais, a Exposição "O Património não é pedra só" INEP / Fundação Mário Soares e a Conferência Internacional "O Património Cultural Comum dos países PALOP", organizado pelo INEP no Fevereiro 2012 com apoio da União Europeia e da Fundação Mário Soares.

________________________________________________________________________

Documentação

Conferência Internacional

No quadro da iniciativa PAIC-PALOP, 9º FED, União Europeia

O Património Cultural Comum Dos PALOP:

História, perspectivas e desafios da sua preservação e divulgação

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa

Bissau, Guiné-Bissau

23.02.2012 – 26.02.2012

Esta conferência internacional pretende reunir peritos e investigadores das áreas culturais e representantes dos seus Arquivos Históricos. Visa criar uma maior ligação entre os países africanos da língua oficial portuguesa (PALOP), um agrupamento regional com características muito próprias em virtude da respectiva descontinuidade geográfica, mas ligados por uma herança histórico-cultural-linguística comum.

A conferência é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau. Visa dar uma melhor visibilidade ao património cultural comum dos PALOP e reforçar a cooperação institucional no sentido da preservação e da salvaguarda do património histórico-cultural comum dos PALOP.

A conferência enquadra-se nas actividades do Programa de Apoio às Iniciativas Culturais (PAIC-PALOP) pela qual a União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) apoia o património cultural comum dos PALOP com iniciativas culturais e reabilitações do património cultural. É apoiada também pela Fundação Mário Soares, Portugal, um parceiro principal dos Arquivos Históricos Nacionais / INEP.

Pretende-se abordar diferentes temáticas relacionadas com o património histórico-cultural, as ameaças e os desafios da sua conservação e dinamização ao nível dos PALOP, com a participação de especialistas de Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Portugal. Participarão igualmente alguns peritos de outros países, quer nos domínios da História e da Antropologia, quer do recurso às novas tecnologias da informação.

Está também prevista para o último dia da conferência (26.02.2012) uma visita de estudo a alguns sítios de património documental e áudio em estado muito crítico da conservação na cidade de Bissau. A conferência será acompanhada por debates nas rádios e na Televisão Nacional, com participação dos conferencistas internacionais.

Temos ainda a intenção de direccionar esta conferência para as matérias relacionadas com os Arquivos Históricos dos PALOP, que são um elemento fundamental para qualquer debate sério sobre a história dos nossos países. Importa, na verdade, ter presente que a situação de muitos destes arquivos se encontram em perigo e exigem intervenções rápidas que ajudem a suprir as dificuldades técnicas e financeiras das instituições detentoras, bem como as suas carências ao nível do pessoal especializado necessário – o que só poderá ser conseguido com a vontade efectiva dos respectivos governos e com apoios da cooperação internacional.

Bissau, 22.02.2012

Doutora Birgit Embaló

Coordenadora dos Arquivos Históricos Nacionais e da Biblioteca Pública, INEP - Bissau   

 

Consulte o arquivo digital

Programa da Conferencia

Conferencistas

Selected Abstracts Archive Conference                                                                                                                 

 

 

 Imprimir   
 Condições de Utilização Privacidade
Casa